Nesta terça-feira (4), teve início a vacinação contra a Covid de pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades. A imunização deste público está sendo realizada no Centro Municipal de Vacinação no Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaComorbidades. 

A vacinação de pessoas maiores de 18 anos com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização, que estabeleceu este público como um dos prioritários na imunização contra o novo coronavírus.

Para o grupo, o Município está aplicando o imunizante da Pfizer e o intervalo entre as duas doses deve ser feito com 12 semanas, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Foram vacinadas pessoas com Síndrome de Down, grávidas e puérperas com comorbidades acima dos 18 anos; além de pessoas com 59 anos que tenham qualquer das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização. Pacientes renais crônicos (dialíticos) serão vacinados na unidade onde realizam as sessões de hemodiálise.

Calendário 

As pessoas que estejam inseridas no grupo de comorbidades devem ficar atentas ao calendário de vacinação, que está disponível nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais.

Na quarta-feira (5) serão vacinadas pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 57 e 58 anos que tenham qualquer das comorbidades do PNI. 

Na quinta-feira (6), serão vacinados pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 55 e 56 anos que tenham comorbidades. 

Cadastro

Para garantir a vacinação, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes que podem agravar o quadro de saúde em caso de infecção pela Covid-19) devem se cadastrar na plataforma #VacinaComorbidades (https://www.saoluis.ma.gov.br/vacinacomorbidades). 

Poderão ser vacinadas pessoas desse grupo que têm de 18 a 59 anos que atendem a orientação do Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar no momento da vacinação o relatório médico ou laudo que comprove a comorbidade.

Além disso, a pessoa que vai receber a vacina precisa levar para o local da imunização uma folha de triagem já preenchida, para agilizar o atendimento. Essa ficha está disponível na plataforma #VacinaComorbidades.

Acontece São Luís – WhatsApp (98) 99226-5690