Apesar da melhora na procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19, 2,5 mil pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para completar a imunização, em São Luís.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), 3.680 pessoas são atendidas, em média diária, em cada local de vacinação disponível na capital maranhense, somente neste mês de agosto, em busca da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O cálculo foi feito considerando os atendimentos realizados até segunda-feira, dia 23.

No ponto localizado no Centro de Convenções, da UFMA, conforme os funcionários, pela manhã a procura tem sido de cerca de 180 pessoas em cada raia – cabines onde as doses são aplicadas -, apenas pela manhã. Ainda de acordo com os funcionários, a procura costuma reduzir pela tarde, mas ainda sim, o número de pessoas passando pelos pontos têm sido positivo.

Socorro da Silva, de 50 anos, foi uma das pessoas que receberam sua segunda dose durante a manhã de terça-feira, e mesmo com medo da agulha, ela relata que não deixou a data passar. “Eu tenho muito medo de me vacinar, mas vim porque sei que preciso e que a vacina é necessária. Assim, espero que as coisas melhorem”, conta. No total, 292.812 pessoas em São Luís já receberam a segunda dose ou dose única da vacina.

No momento, a Prefeitura está aplicando apenas a segunda dose das vacinas Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, porém, o cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com comorbidade, para receberem a primeira dose da vacina, está disponível no site da Semus.