Na próxima sexta-feira (29) ocorrerá a segunda edição do Mutirão de Retificação de Nome Social e Gênero para pessoas trans na Casa da Mulher Brasileira, em parceria com a Defensoria Pública do Maranhão.

Com grande aceitação por parte do público no primeiro mutirão realizado no ano passado, esta segunda edição contará também com um workshop sobre o acesso à saúde e à profissionalização como direito essencial e atendimentos jurídicos.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, explica que a ideia do mutirão surgiu a partir da identificação de uma demanda reprimida de mulheres e homens trans que não conseguem ter acesso a retificação do seu nome e do seu gênero nas suas certidões de nascimento.

“Com a demanda crescente deste público criamos os mutirões. O primeiro foi realizado no ano passado com grande aceitação, agora dia 29 faremos o segundo em São Luís. Imperatriz e Caxias já participaram também do mutirão. Outros municípios manifestaram interesse de receber o mutirão e iremos organizar. É direito da pessoa ter o nome que lhe represente, que identifique o seu gênero no documento. O mutirão leva humanização e acesso a direitos”, explicou Susan Lucena.

Para participar do mutirão é necessário levar RG, CPF e certidão de nascimento.