A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) informou, na noite desse sábado (15), que um indiano, tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís, com sintomas da Covid-19.

Segundo a SES, o indiano testou positivo para Covid por meio de exame PCR, e a amostra coletada foi encaminhada ao LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas, que realizará sequenciamento genômico.

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

A variante B.1.617, detectada pela primeira vez na Índia, passou a ser considerada uma “variante de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma categoria mais transmissível.

Antes, ela havia sido classificada como uma variante de interesse, menos preocupante.

À medida que mais casos da variante B.1.617 foram surgindo na Índia e em outros países – a variante foi descoberta também na Argentina –, ela passou a se encaixar na categoria de outras como a B117, originária do Reino Unido, a B.1.351, da África do Sul, e a P.1, do Brasil.

Acontece São Luis – (98) 9226-5690