Comércio do DF fechado por causa do coronavírus

O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 3,2% no quarto trimestre de 2020, mas encerrou o ano com queda de 4,1%, totalizando R$ 7,4 trilhões. É o maior recuo anual da série iniciada em 1996.

O tombo interrompe o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%. O PIB per capita alcançou R$ 35.172 no ano passado, recuo recorde de 4,8%.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quarta-feira (3/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado é efeito da pandemia de Covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus”, analisou a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis.

“Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração”, prosseguiu.

Em 2020, os serviços encolheram 4,5% e a indústria, 3,5%. Somados, esses dois setores representam 95% da economia nacional. Por outro lado, a agropecuária cresceu 2%, apesar da crise causada pela pandemia.

Nos serviços, o menor resultado veio de outras atividades (-12,1%), que são os restaurantes, academias, hotéis. Já a segunda maior queda ocorreu nos transportes, armazenagem e correio (-9,2%