De uma taxa de 38% em dezembro, o percentual de eleitores que avaliam a atual administração federal como ótima ou boa caiu para 32% em janeiro de 2021. É o que indica pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda (18). Essa é a menor taxa de aprovação do governo desde julho de 2020.

Já o grupo dos que classificam o governo como ruim ou péssimo foi de 35% em dezembro para atuais 40%. Outros 26% veem a atual gestão como regular, ao passo que 2% preferiram não responder.

O movimento coincide com o agravamento da pandemia no país e o aumento no nível de preocupação da população. De acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados estão com um pouco ou muito medo. De outubro para cá, subiu de 30% para 56% o grupo dos que acreditam que o pior da pandemia ainda está por vir.

O desempenho negativo de Bolsonaro também coincide com o fim do auxílio emergencial, que foi encerrado em dezembro, com as últimas parcelas sendo distribuídas no início de 2021. Mas não foi observada evidência estatística forte que mostrasse um impacto relevante do fim do benefício sobre a popularidade do presidente.

A pesquisa foi realizada no período de 11 a 14 de janeiro de 2021 e ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do Brasil por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.