Nesta quarta-feira (28) o Instituto Butantan anunciou o início da produção da nova vacina contra a covid-19, a ButanVac. O teste em humanos ainda não foi iniciado e a previsão é de que até junho sejam produzidas 18 milhões de doses do imunizante.

O imunizante será produzido integralmente no Brasil, não havendo necessidade de importar os insumos para a produção. A criação será feita na fábrica do Butantan, onde também é produzida a CoronaVac, a qual tem matéria-prima da China.

A elaboração da ButanVac foi dividida em 3 etapas, a primeira tem início em 28 de abril e vai até 18 de maio, com a produção de seis lotes e 6 milhões de doses da vacina.

A segunda fase ocorre entre os dias 14 de maio e 1º de junho com a produção de mais seis lotes. Já na terceira, entre 28 de maio de 15 de junho fica projetado a elaboração de mais seis lotes.

Ainda na sexta-feira (23), o Instituto enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido para dar início dos testes em humanos da ButanVac, pelas fases 1 e 2.

A Agência teve o prazo de 72 horas para dar sua avaliação. Porém, na terça (27), a Anvisa paralisou a análise do pedido do Butantan alegando que o instituto não entregou todos os documentos solicitados.

Acontece São Luís – WhatsApp (98) 99226-5690