Com o marco da criatividade, as mulheres hoje representam 55% dos empreendedores criativos da região Nordeste, contra 43% de homens e 1% que se declararam transgênero. A média de idade é de 30 a 39 anos de idade (32%, dos pesquisados), atuando em negócios com mais de cinco anos de existência.
É o que mostra o Mapeamento de Economia Criativa do Nordeste, realizado entre agosto e outubro de 2020, numa parceria do Sebrae com o Impacta Nordeste e a Pipe Social.
No perfil levantado pelo Sebrae, estão pessoas como a arquiteta e ilustradora de produtos artesanais, Rosiane Farias Bastos, atendida pelo Sebrae por meio de ações dos projetos local e Regional Nordeste de Economia Criativa.
Uma consultoria na panificadora do pai, em 2006 e 2018, foi o primeiro passo na carreira e o marco da chegada ao Sebrae, segundo a criativa. Desde então, ela encontrou na instituição parceria para o crescimento das atividades como arquiteta e ilustradora de artesanato. Ela ressalta que a criatividade é um diferencial.
“A criatividade é o segredo para o negócio dar certo. Mas também conta o engajamento nas muitas oportunidades abertas pelo Sebrae. Hoje, eu percebo que a economia criativa está revolucionando cada vez mais os negócios no mundo e o Sebrae tem sido, ao longo desses anos, fundamental, com cursos, consultorias, mentorias, insights de mercado e outras atividades que nos ajudam a crescer como empreendedores e na gestão dos nossos negócios criativos”, pontuou.
Ao longo desses anos, Rosiane teve acesso a consultorias e mentoria. O Dice Fellowship, Travessia e a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos estão no curriculum. “O Sebrae tem sido a fonte de conhecimento e tecnologia na área de gestão direcionada ao meu segmento. É, ainda, no apoio em eventos como a Feira de Desenhistas, que abrem excelentes oportunidades de contato com o mercado consumidor dos produtos criativos”, explica ela.
Sebrae
“Todos esses foram caminhos abertos em que pudemos aplicar o conhecimento adquirido no Sebrae para melhorar nossas atividades e a gestão dos negócios criativos”, frisa a arquiteta.
Sebrae
“Conhecer a realidade e as reais necessidades dos empreendedores criativos é importante para que possamos direcionar os esforços e elaborar estratégias de atuação focando demandas destes e para fortalecer o ecossistema da economia criativa do Maranhão. Esses dados nos apontam caminhos de ação importantes e vão se expressar, na prática, em ações bem mais estratégicas e direcionadas para que esses empreendimentos possam ser bem-sucedidos, lucrativos, tanto quanto inovadores e criativos”, afirmou a analista.
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