No Maranhão, existem pelo menos 140 mil empresas maranhenses lideradas por mulheres, números esses bem mais expressivos se considerarmos o universo informal.

Esse número equivale a 45% das empresas maranhenses em operação, segundo o Boletim Elas Empreendem, da Junta Comercial do Maranhão – Jucema e representa as 104 mil empresas registradas no nome de mulheres e as 41 mil empresas cujo sócio gestor é uma mulher.

Nesse contingente, mães e mulheres que empreendem, embora mais prejudicadas pela pandemia, têm apostado firme na criatividade e inovação e em oportunidades existentes em segmentos de negócios focados no atendimento de necessidades de outras mães. 

Os dados auferidos por levantamento feito pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas – FGV (9ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios), revelam que as mulheres, incluindo as que são mães, demonstraram maior agilidade, ao implementar inovações em seus negócios, dentre estas, o fortalecimento da presença digital.

A maioria delas (71%) faz uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos. Também se destacaram no uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços para se adaptar à necessidade dos clientes.

Segmentos promissores para mães que empreendem

Segundo a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, Hildenê Maia, realidades como teletrabalho e o home office ajudam nesse processo, mas não excluem a necessidade de preparação para empreender, o planejamento do negócio, a busca por equilibrar uma organização pessoal, novas rotinas familiares e o comprometimento com a gestão do negócio.

Dentre os negócios mais procurados pelas mães atualmente, as modalidades e-commerce se sobressaem por oferecer a possibilidade de trabalhar em casa, organizando as atividades de acordo com a agenda definida pela empresária.

Entre os diversos segmentos, os mais buscados são moda, beleza, alimentação e artesanato, consultorias online e negócios focados nas necessidades de outras mães, dentre outros.

Se você está buscando informações a respeito, o Sebrae organizou o artigo 5 ideias de Negócios para Mães e orientações para mulheres que desejam empreender em casa (Como Montar um Negócio em sua Residência).

Acontece São Luís – WhatsApp (98) 99226-5690