Na próxima sexta-feira, 4 de agosto, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor filia-se no PSDB em um grande ato que ainda vai contar com a filiação de outros diversos parlamentares no ninho tucano e no Cidadania, partido que faz Federação com os pessedebistas. Mas a articulação do chefe do parlamento municipal vai muito além e uma projeção já aponta que ele deve ter a maior coligação de partidos para a disputa eleitoral de 2024.

Paulo Victor que é pré-candidato a prefeito de São Luís com apoio do governador Carlos Brandão (PSB), pode contar com os seguintes partidos para além do PSDB-Cidadania:

PL de Josimar de Maranhãozinho, pode formar a coalizão. Aldir Júnior, vereador, defende essa aliança.

PRD de Marreca Filho, que vai surgir da fusão de Patriota e PTB, já conversa e monta uma chapa para disputa de vereador com apoio de Paulo Victor.

Solidariedade, presidido por Chico Carvalho e que já declarou apoio a Paulo Victor, deve estar junto nessa coligação.

PMB de Beto Castro, possui grandes chances de formar o arco de aliança. O Democracia Cristã também deve se juntar a coalizão de Paulo Victor.

AGIR que atualmente é comandado por Antônio Garcez que apoia Paulo Victor, pode seguir nessa frente também. Juntos já seriam oito partidos.

Mas a depender do desenrolar das articulações políticas, outros três partidos podem somar-se ao projeto de Paulo Victor: o Avante que hoje é comandado por Clodomir Paz e segue uma tendência de apoiar a reeleição de Eduardo Braide; o PRTB que vive a mesma situação e comandado por Waldir Maranhão e os grandes União Brasil com uma possível saída de Neto Evangelista da corrida eleitoral e do PP de André Fufuca, que vive uma conjuntura mais complexa, diante de uma eventual presença no ministério do presidente Lula (PT).

Diante desse cenário, sem sombra de dúvidas, Paulo Victor pode ter a maior coligação para a disputa eleitoral em São Luís. Assim a maioria absoluta (50% + 1) da Câmara de Vereadores.

Destacam-se os que devem se filiar ao PSDB e Cidadania: Octávio Soeiro, Marcial Lima, Antônio Garcez, Álvaro Pires, Pavão Filho, Ribeiro Neto, Silvana Noely e Umbelino Júnior. 

No PRD, ele deve contar com Zeca Medeiros e Thyago Freitas; no Solidariedade com Chico Carvalho; no PL com Aldir Júnior e ainda existem aqueles que estão indefinidos quanto a partidos, mas vão com Paulo Victor, caso de Andrey Monteiro que está no Republicanos; Édson Gaguinho que está no União Brasil; Beto Castro que está no PMB; Fátima Araújo, Concita Pinto e Astro de Ogum que ainda estão no PCdoB; Marlon Botão que ainda está no PSB e os vereadores do PDT – Raimundo Penha e Nato Júnior – que podem seguir Paulo Victor, mesmo o partido declarando apoio a outro pré-candidato.