Há 35 anos o Trem de Passageiros de Estrada de Ferro Carajás (EFC) se destaca como uma opção vantajosa de viagem entre o Maranhão e o Pará. Preço, conforto e segurança são os itens que mais pesam na escolha, segundo pesquisa aplicada pela Vale junto aos usuários.
As vantagens, porém, vão além daquelas percebidas pelo cliente. Isso porque viajar pelos trilhos ajuda a melhorar até a vida de quem ainda usa o transporte rodoviário. Uma única viagem de trem pela EFC, sem a influência da pandemia, transporta até 1.500 pessoas na alta temporada, o que equivale a 28 ônibus ou 325 veículos a menos circulando nas rodovias. A vantagem se amplia quando pensamos nas condições de algumas rodovias, que fazem viagens curtas de carro durarem quase o dobro do tempo.
No que se refere ao preço, a tarifa de trem também leva vantagem. Enquanto uma passagem de ônibus leito entre São Luís e Açailândia custa cerca de R$ 150; no trem, o valor cai para R$ 54, na classe econômica. Outro detalhe que chama atenção refere-se ao fato de que enquanto no Trem de Passageiros as refeições podem ser feitas dentro do vagão, na viagem de ônibus elas acontecem nas paradas de almoço ou jantar, o que aumenta ainda mais o tempo embarcado. Durante a pandemia, as refeições estão sendo feitas nas poltronas para evitar aglomeração no vagão restaurante.
Atualmente, o trem de passageiros da EFC é o que percorre a maior distância entre os pontos de partida e chegada no Brasil. São 861 km, com 15 pontos de parada ao longo de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e 3 no Pará. Ao todo, a jornada dura 16 horas. Os pontos com maior registro de embarque são as cidades de São Luís, Santa Inês, Açailândia, Marabá e Parauapebas, no Pará.
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