Apenas 22% dos municípios do Maranhão já chegaram a 60% da população vacinada — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

De acordo com a atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento, somente 22% das 217 cidades do Maranhão alcançaram 60% de pessoas imunizadas. Na madrugada desta quarta-feira (3), mais 62.400 novas doses da CoronaVac chegaram no estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), essas vacinas são destinadas a imunização de 29.675 pessoas, entre trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade de 80 a 84 anos. Até agora, de 448 mil vacinas enviadas, apenas 202 mil já foram aplicadas, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)

Nessa quarta, o governador Flávio Dino disse que os municípios maranhenses só receberão essas novas doses das vacinas contra Covid-19 se comprovarem 60% de aplicação das doses recebidas. O governador destacou que as vacinas não serão redistribuídas e sim guardadas, até que os municípios cumpram a meta de 60% de vacinação.

Dino tomou a medida com base na baixa taxa de doses aplicadas no estado, essa taxa difere do número de doses enviadas para os municípios.

“É um paradoxo nós sabermos que estão faltando vacinas e, ao mesmo tempo, no sistema informatizado do Ministério da Saúde as vacinas não aparecem como efetivamente aplicadas. Comprovou os 60%, recebe novas vacinas. Não comprovou, nós vamos manter na nossa central de frios as vacinas, até que o município cumpra”, disse o governador.