Prefeitura de São Luís (MA) inicia cadastro para vacinar idosos a partir de 75 anos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís disponibilizou no início da noite desta quinta-feira (28), a plataforma de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 75 anos na capital.

O cadastro deve ser feito por meio do site www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis. O idoso ou responsável, deve preencher um formulário com dados pessoais como CPF, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço e telefone.

Após o cadastramento, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai entrar em contato para informar o dia, local e horário que o idoso vai receber a vacina contra a doença. A medida é para evitar aglomerações. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados em casa.

Cadastro para vacinar idosos a partir de 75 anos é feito por meio de plataforma na internet. — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

De acordo com a Prefeitura, a inclusão dos idosos acima de 75 anos nesta etapa da campanha municipal de vacinação foi definida por conta do recebimento de 15 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao estado no domingo (24). A expectativa é que novas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, cheguem na capital nos próximos dias.

Os idosos que receberem a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, vão receber a segunda dose após três meses. Já os que se vacinarem com a CoronaVac, as doses serão aplicadas em três semanas.

O início da vacinação em idosos acima de 75 anos, aconteceu de forma simbólica, nesta quinta-feira (28) no Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), no bairro Filipinho. Cerca de 40 idosos foram vacinados.

Vacinação em São Luís

Desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, iniciada em 19 de janeiro, mais de 17 mil pessoas já foram vacinadas. Já foram vacinados:

  • Profissionais que atuam na linha de frente (em urgência, emergência, UTIs e setores Covid em hospitais);
  • Profissionais da saúde maiores de 60 anos;
  • Idosos que vivem em instituições de longa permanência;
  • Profissionais da saúde entre 40 a 59 anos.

Nesta semana, a prefeitura está aplicando as primeiras doses em profissionais da área da saúde entre 35 a 39 anos. Confira o calendário:

  • 28 de janeiro: Profissionais nascidos em janeiro, fevereiro e março;
  • 29 de janeiro: Profissionais nascidos em abril, maio e junho
  • 30 de janeiro: Profissionais nascidos em julho, agosto e setembro;
  • 31 de janeiro: Profissionais nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Quais são os documentos necessários

  • Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.