Com a criação da UEMASUL, o ensino superior estadual foi descentralizado e abriu novas perspectivas para, aproximadamente, 22 municípios da região e áreas adjacentes.

Desde 2019, já foram criadas 1.040 vagas nos cursos de Engenharia Agronômica, Letras e Ciências Naturais no Campus Estreito; Direito e pedagogia no Campus Açailândia; e Medicina no Campus de Imperatriz; e nas unidades avançadas em outras cidades.

Criada no dia 3 de novembro de 2016, por meio da lei nº 10.525/16, assinada pelo governador Flávio Dino, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) tem sido destaque no cenário estadual por seu franco desenvolvimento institucional, que envolve significativa ampliação de infraestrutura, oferta de cursos e vagas nos campi de Imperatriz, Açailândia e Estreito. 

No Campus Imperatriz, houve a aquisição de um novo prédio para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e entrega do novo Centro de Ciências Agrárias (CCA), ampliando a estrutura física da universidade. Em 2020 passou a funcionar o curso de Medicina em Imperatriz e este ano foi criado o curso de Direito em Açailândia.

Atualmente, são oferecidos 23 cursos de graduação, 35% a mais do era ofertado em 2017 quando a instituição foi criada. Atualmente, são mais de 2.500 estudantes matriculados nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.

Além dos cursos de graduação, a universidade avançou na oferta de cursos de pós-graduação. A instituição possui o Programa de Pós-Graduação em Letras, sete cursos de especialização em diferentes áreas, e um Doutorado Interinstitucional.